Entrevista com Carol Vasconcelos

08/12/2014 20:20
Entrevista com Carol Vasconcelos
 
 Boousiess: Com quantos anos você começou a escrever?
 
 Carol: Comecei a me interessar pela escrita quase ao mesmo tempo que comecei a gostar de ler. Foi aos 11 anos, quando li o primeiro livro da série Harry Potter. Antes eu não gostava de ler e só lia por obrigação. Foi lendo Harry Potter que desejei contar uma história tão incrível quanto aquela. Comecei a escrever exatamente aos 12 anos. Meu primeiro livro se chama CONTOS DO MUNDO MÁGICO. Ele é composto por 7 contos diversos que escrevi entre os 12 e os 18 anos.
 
 
 Boousiess:É possível perceber através do seu blog,canal do youtube,facebook,instagram e seus livros que você gosta de escrever sobre magia e coisas relacionadas.De onde veio essa paixão pelo mundo místico?
 
 Carol: Acho que desde sempre me interessei por histórias fantásticas. Até mesmo pelo fato de ter começado a gostar de ler e escrever através de uma delas. E antes mesmo de gostar de ler, eu já me interessava por livros como Soprinho, que minha mãe lia pra mim. E isso só foi crescendo com o tempo. Minha paixão pela magia acabou sendo algo natural na minha vida. 
 
 Boousiess:Qual seu(sua) escritor(a) preferido(a)?E seu(s) livro(s) preferido(s)?
 
 Carol:Com certeza minha escritora preferida é J. K. Rowling e os livros da série Harry Potter são meus favoritos no mundo inteiro, justamente pelo fato de que comecei a fazer o que amo através deles. Tenho muito o que agradecer a Rowling e Harry. 
 
 Boousiess:De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais?
 
Carol:Meus personagens são inspirados em tudo, inclusive em mim mesma. Mas você vá encontrar alguém que conheço fielmente descrito em meus livros, pois eu misturo características de várias pessoas, personalidades diferentes, o que acaba saindo um personagem único. Em meu livro A ILHA DA CAVEIRA, por exemplo, há um pirata que teve suas características físicas inspiradas em um senhor que vende frutas perto de onde eu morava. Mas eu nunca falei com o homem. Não faço ideia de como é sua personalidade. Então, precisei inventar uma. É realmente algo bem misturado. 
 
Boousiess:Qual de suas obras/personagens é seu favorito? porque? o que ele significa para você?
 
 Carol:Na verdade eu não consigo escolher um personagem ou livro meu preferido. É quase como escolher um filho preferido. Todos tem um lugar especial no meu coração. Sou super apegada aos meu personagens, eles me fazem companhia. É até meio louco dizer algo assim, mas eu tenho uma relação de verdade com cada personagem. Como se eles fossem amigos meus. 
 
 Bousiess: O que mudou em sua vida após se tornar escritora?
 
 Carol: Acho que depois de me tornar escritora, tudo mudou. Eu nunca mais fiquei sozinha, por exemplo. Sempre estou pensando nas minhas histórias, tendo ideias sobre o que vai acontecer. Com certeza, minha mente trabalha muito mais depois que comecei a escrever. Ser escritor é o tipo de trabalho que não te deixa separá-lo de sua vida pessoal. 
 
 Boousiess: O segundo livro de "A filha de Gaia" já tem previsão de lançamento?
 
 Carol: Eu não diria previsão, pois ainda há um longo caminho pela frente. Como eu sempre digo, escrever é a parte mais fácil. Mas há uma data em especial que eu gostaria de lançar a continuação do livro A FILHA DE GAIA, que tem tudo a ver com a história. Contudo, caso eu opte por essa data, ela só acontecerá em 2016, pois está muito em cima para 2015 e eu estarei viajando nesse período. Dessa forma, me restam 2 opções: lançar somente em 2016 ou escolher uma outra data em 2015. Contudo, mesmo que o lançamento seja somente em 2016, eu estarei atualizado meus leitores de cada passo do livro para a publicação nas minhas redes sociais.
 
 Boousiess: Qual dica você daria a uma pessoa que tem o sonho de tornar-se escritora?
 
 Carol: Sempre digo que, para se tornar escritor, você precisa gostar de ler. Não há como fugir disso. A leitura e a escrita são irmãs siamesas. Quanto mais eu leio, melhor eu escrevo, pois vou conhecendo novas formas de narrar, novas técnicas, etc. E isso não é algo que se faz somente com livros de regras e língua portuguesa. Depois disso, você pode ir para a prática. E ai está outro desafio, pois é necessário que você conheça intimamente a história que quer contar, os personagens a desenvolver, para que convença seu leitor e o transporte para a história. Nessa etapa, é preciso que você estude cada parte do seu mundo, de onde se passa sua história, seja esse lugar real ou imaginário. a escrita de fato, pelo menos para mim, é a última etapa. É a parte de suar a camisa, mas ela se torna mais fácil se você conhecer sua história. Tudo fluirá facilmente.
 
 Boousiess: Mande um recado para os fãs
 

 

 Carol: Eu só tenho a agradecer às pessoas que gostam dos meus livros. Como diz J. K. Rowling: "Nenhuma história vive a menos que alguém queira ouvi-la".